Leitura do Parecer...

Aconteceu dia 10/12/2018, na Secretaria de Cultura do Estado de SP, a Leitura do Parecer favoravel ao reconehcimanto da Capoeira como Patrimonio do estado de São Paulo. foi tudo muito emocionante pois o DOSSIÊ PRELIMINAR escrito pelo Sr Lauro Ávila Pereira (Executivo Público) Secretaria estadual de Cultura de São paulo.

Alguns trechos do Dossiê:

"O reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial, ou de elementos que a constituem e a definem, contribuiria para valorizar a atividade não apenas como manifestação artística, mas principalmente caracterizada como um elemento essencial da cultura de matriz africana em São Paulo e como tal integrada a outras praticas culturais com as quais a capoeira se articula e dialoga."

"Não parece adequando que simplesmente seja realizado o registro da prática como patrimônio cultural imaterial, sem especificar sobre quais elementos formadores da capoeira deve ser aplicado um plano de salvaguarda e difusão. Em nada servirá para a garantia da transmissão dos saberes expressos pela capoeira a simples concessão de um título ou selo de “patrimônio imaterial registrado”. Faz-se necessária a realização de estudo que aponte os caminhos que permitam, a partir do registro, o estabelecimento de um plano de salvaguarda que seja construído com a mais ampla participação das comunidades e grupos envolvidos com a capoeira."

"O texto encaminhado pelo interessado como justificativa para a solicitação apresenta informações básicas, que, no entanto contêm elementos suficientes e essenciais que sustentam a importância da capoeira na cultura e formação da identidade brasileira. Apesar de suas características preliminares, o texto é suficiente para sustentar a pertinência do pedido, no entanto indicando claramente a necessidade da realização de estudos mais aprofundados sobre a questão.
Dada a relevância da capoeira como elemento formador da identidade nacional e paulista, recomendo fortemente que seja aberto o processo para que tenham continuidade os estudos sobre a capoeira visando o registro de alguns de seus elementos constitutivos como Patrimônio Cultural Paulista."

Videos da Cerimonia

Fala  Mestre Adelmo